Secretaria Municipal de Agricultura divulga Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

Por Secretaria de Agricultura

No dia 01 de novembro de 2022, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) iniciou a divulgação da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa para produtores rurais do município.

De acordo com Vagner Meira, Secretário de Agricultura, a ampla divulgação da Campanha de Febre Aftosa é fundamental para garantirmos um rebanho livre de febre aftosa no município de São José dos Quatro Marcos.

No Estado de Mato Grosso, a segunda etapa do período da campanha de vacinação será de 01 a 30 de novembro de 2022. Nessa fase serão vacinados animais bovinos e bubalinos de todas as idades. No Estado participarão da campanha apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) na boca e nos pés de animais de casco fendido. Ela é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida para os seres humanos.

O último foco da doença no Brasil ocorreu em 2006. Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, sendo, que a meta é que o país seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal. Após a vacinação, os pecuaristas podem comunicar a Unidade Local de Execução (ULE) do INDEA/MT do município, apresentando a cópia da Nota Fiscal da aquisição da vacina. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o INDEA local ou a Secretaria da Agricultura, que auxiliará com mais informações.